sexta-feira, agosto 7

Para quem não sabe o que são os Gormitis



Nota: Não pensem que sou muito esperta. Esta explicação exigiu alguma pesquisa.


Há pouco falei de uns bonecos que são os Gormitis, os quais Dexter revelou desconhecer. Como considero que o saber não ocupa lugar aqui vai uma breve explicação do que é o novo "fenómeno Gormiti".


"Gormiti - Os Invenciveis Senhores da Natureza é um conjunto de figuras coleccionáveis para crianças, distribuídos pela empresa italiana Giochi.

Na sua forma mais popular, são vendidos em sacos fechados, com cerca de 3.5 centímetros de altura e incluindo uma carta com a descrição da personagem. Geralmente, são as crianças na faixa etária dos 4-8 anos que os adquirem, sobretudo para jogarem o mini-jogo Qual o Gormiti mais poderoso?, podendo também ser objecto de coleccionismo por parte de alguns jovens/adultos. Em Portugal até à data apenas saiu a 1ª Série e a 2ª Série Atomic (Atomic é uma re-coloração da 2ªSérie original), além de muito mais merchandising adicional."


Claro que isso é a explicação básica. Isto é mais complexo do que pensamos. Cada bonecotem um poder e todos eles mudam de cor quando colocados em água. Será algo semelhante às cartas Magic, mas com bonecos mais feios.

Enfim.... algo muito diferente do velho Capitão America, Sport Billy, Ana dos cabelos ruivos, o Bocas, a Heidi, o Tom Sawer, O meu pequeno Pónei (mais para as meninas) e muitos outros...

14 comentários:

  1. pois!!! prefiro a heidi o bocas e afins! Desses não gosto! São feios!

    ResponderEliminar
  2. Coincidência ou não ainda ontem me falaram deles!! Não conhecia mesmo...
    Mas achei-os feiosos!!
    No nosso tempo os bonecos eram bem mais giros..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Soraia: Andamos um pouco desactualizadas :)
    São realmente muito feios e o pior é que nem sei brincar com aquilo...

    ResponderEliminar
  4. Para onde foi a magia que é a infância? Será que os miúdos de hoje vão guardar memórias doces destes "Gormiti"? Não estou bem a ver como...

    Respondendo ao comentário que deixaste noutro sítio: o prazer é todo meu, e vou acompanhar o teu blog com gosto. :)

    ResponderEliminar
  5. Pronto, já fiquei esclarecido!

    Complicações, n leves a mal o José Piçarra, vulgo "Zica", o gajo é meu amigo e é porreiro.

    ResponderEliminar
  6. Dexter:
    Claro que não levo a mal...Agora que já excluímos os títulos no tratamento, em breve estaremos tão "íntimos" que arriscarei a chamar-lhe "Zéi", (como se diz na minha terrinha). :)

    ResponderEliminar
  7. JP*:
    Qual magia? A única magia que existe é a das cartas magic e dos super e hiper poderes dos bonecos jogos da Play Station e da PSP.
    Existe ainda uma outra coisa mais preocupante e que os pedagogos não estão a ter em consideração. Já pemsaste qual será o modelo de mulheres que estes miúdos irão ter no futuro.
    A nossa (acho eu...) geração ainda cresceu com as “boazonas” das Barbies e os giraços dos "Kens". Já pensaste nos modelos que as crianças de hoje possuem? Os meninos crescem tendo como modelo as "Bratzs" (bonecas cabeçudas), e as meninas possuem "Gormities"...
    Isto vai ter repercussões nas relações de amanhã e ninguém pode fazer nada.

    Respondendo ao “comentário do comentário”... fico contente que acompanhes o blog, se bem que aqui não se aprende nada (quase nada… já vos ensinei o que são Gormities)…. Fico à espera de comentários e opiniões bem mais interessantes do que qualquer parvoíce que eu possa escrever :)

    *PS. Optei por um simples JP. É bem mais simples do que escrever João Piçarra. Pode ser? Se preferires também pode ser DR. JP (hahahaha… estou a brincar).

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho seres desses a viver comigo lá em casa.
    Em todas as divisões existe um gormitti, alguns até com a sua zona residencial. Existe o povo do mar, o povo da terra, o povo do ar... se quiseres depois eu dou-te uma explicação mais detalhada mas neste momento o meu filho não está aqui para me dizer, de novo, a que secção pertencem...
    Sei que por vezes tenho um que toma banho connosco, porque como pertence ao povo do mar muda de cor com a água quente, o que é fantástico! Torna sempre a hora do banho numa alegria!

    Convenhamos que não são bonitos, nem atraentes, mas causam sensação! São, neste momento, a moda entre as crianças.
    Boa ou má, é como todas as modas!

    De todos os "bonecos" que enumeraste nunca nenhum me seduziu, as personagens da Disney, essas sim são imortais.
    Lembras-te de quando as embalagens de Cola-Cao (chocolate para o leite) oferecia uns bonecos esquisitos dos jogos olímpicos? Quando eu era pequena toda a gente coleccionava aquilo e eram feios como o raio!
    Os Gormitis pelo menos têem uma história consistente (ah pois é!!!), e que quem queira conhecer deve ver o DVD (algo de muita utilidade, principalmente para quem tem filhos nesta faixa etária, ou para quem queira manter uma conversa interessante com uma criança de 6-10 anos - interessante para as crianças, claro está)!

    ResponderEliminar
  9. Entusiasmei-me a falar dos Gormitis e esqueci-me de perguntar que socas são as B&W?????

    ResponderEliminar
  10. Aprendam meninos e meninas...
    Quem sabe é a mãe Luisa :)

    O mundo das crianças é mesmo fantástico!!! Confesso que apenas sei que os Gormitis mudam de cor. Sei que por detrás dos Gormitis há toda uma história e que não é nada fácil de entender (pelo menos na minha cabeça).
    O meu pequeno afilhado tem apenas 4 anos e ainda não me consegue explicar muito bem estas coisas. Mas como madrinha porreira que sou, vou fazer uso da tua sabedoria de mãe, pesquisar um pouco mais e fazer um brilharete junto dele. Existe um DVD??? Muito me contas… Hoje vou dar uma voltita à FNAC. Já agora… existe em versão portuguesa? Nem imaginas o sucesso que eu faria se aparecesse este fim-de-semana com o DVD dos Gormitis.

    Sim! Tenho a certeza que é apenas uma moda, como foi o Dragon Ball, os Power Rangers e agora a Hello Kitty e muitos outros.

    Não há dúvida que os bonecos da Disney serão sempre os bonecos da Disney.
    Em criança lembro-me que ao sábado de manhã davam alguns episódios, mas era apenas um ou dois episódios. As cassetes VHS eram muito caras e os leitores ainda mais. Tinha mesmo de me contentar com as histórias dos livros.
    Quando os meus irmãos nasceram (há 20 anos) comprar uma VHS era bem mais acessível. Hoje temos tudo o que é filme da Disney e pequenas séries do Mickey, do Pluto, Pato Donald...algumas delas a preto e branco. Não sei se voltarei a ver os desenhos animados. O velho leitor já não funciona e há séries que não existem em DVD. Converter para um novo formato não é propriamente barato.

    Estou-te grata por toda essa informação.

    Quanto às B&W. Vou-te explicar através de um post que te dedico. :)
    Este fim de semana passa por cá ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O DVD doa Gormitis é em português e, se não me engano, veio juntamente com uma ilha dos Gormittis que o meu filho pediu pelo Natal.

    Em relação ao post, muito agradeço desde já, ficarei ansiosamente à espera!

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  13. que tomada e essa que vem no pe deles serve para que

    ResponderEliminar